Sonho de uma noite demente

        Ontem tive dos sonhos mais bizarros da minha vida: envolveu uma prostituta coreana particularmente talentosa que, apercebi-me post hoc, partilhava um quarto com um sósia do Quim Barreiros, operário desempregado e alcóolico que lia o Record, a mulher deste, e um cão roxo incontinente, do qual a mulher não gostava. A prostituta era igual a uma pessoa que conheci uma vez (e que era e é coreana: deduzo, daí, ser essa a nacionalidade da prostituta); o triângulo alcóolico-mulher-cão é uma trama terciária dum filme do Nicolas Cage, mas o cão do filme não é roxo nem incontinente, nem o ator que faz de alcóolico é parecido com o Quim Barreiros. O sonho envolveu um aparte ou nota de rodapé ou artificio narrativo semelhante onde o QB se apercebia de que, por estar desempregado há tanto tempo, se apercebia de que a sua identidade como operário — sempre se vira assim — se ia desvanecendo e ia pouco a pouco deixando de fazer sentido, ao passo que a sua nova identidade de alcóolico se ia instalando e ia passando a ser aquela sob a qual cada vez mais pessoas o conheciam. Fez-me lembrar o L’Assommoir, de Zola, que nunca li. Foi — sinceramente — muito comovente ver o QB internalizar a crescente irrelevância do seu eu passado; este momento, a juntar ao facto de ele viver no mesmo quarto com a mulher, um cão cromática e urinariamente deficiente e uma prostituta e os clientes desta, faz-me pensar que, se juntasse as descrições de miséria e a consciência social de um realista do século XIX com o surrealismo e a demência dum surrealista do XX, mais umas notas de rodapé para dar um ar pós-moderno qb, era capaz de inventar um estilo literário que me asseguraria o sucesso necessário para atenuar a inevitável catástrofe que será a minha carreira na empresa referida sub, e impedir assim que me torne num alcóolico que tem de partilhar um quarto todo mijado com uma prostituta, etc.

Deixe uma Resposta

